Eurest celebra o “Dia Mundial do Cozinheiro” com lançamento do 4º volume do livro “Grandes Sabores Sem Desperdício”



Para celebrar o Dia Mundial do Cozinheiro, 20 de outubro, e homenagear todos os profissionais que diariamente inovam e contribuem para uma alimentação mais sustentável, a Eurest apresenta o 4º volume do livro “Grandes Sabores Sem Desperdício”, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, esta nova edição reúne receitas e dicas para o aproveitamento integral dos alimentos, desenvolvidas pelos chefs de cozinha da Eurest, e está disponível para download gratuito, reforçando o papel da empresa como referência na promoção de práticas alimentares conscientes e amigas do ambiente.

O Volume IV do livro “Grandes Sabores Sem Desperdício” tem receitas nutritivas e acessíveis, pensadas para quem quer ter uma alimentação mais sustentável, sem abdicar do prazer de cozinhar. Tal como nas edições anteriores, o livro nasce do concurso anual “Eurest Chef – Stop Food Waste”, iniciativa que desafia todos os colaboradores a criarem receitas que juntem sabor, criatividade e sustentabilidade, recorrendo a partes dos alimentos habitualmente desperdiçadas ou reaproveitando sobras.

Este ano, das 51 receitas a concurso, doze participaram na final do evento Eurest Chef 2025 – Stop Food Waste, onde cada finalista confecionou a sua receita para um painel de jurados. A receita vencedora foi Pudim de Peixe, confecionada pelo Chef Filipe Magalhães.

O lançamento deste novo volume é feito no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Cozinheiro e é também um reconhecimento do talento, criatividade e dedicação de todos os que, diariamente, tornam a Eurest uma referência em alimentação responsável.

Integrado no movimento global Stop Food Waste, promovido pelo Compass Group, este projeto reforça o compromisso da Eurest com o Planet Promise – alcançar a neutralidade carbónica até 2050 – e com a redução de 50% do desperdício alimentar até 2030, atuando em toda a cadeia de valor, desde a seleção dos ingredientes à confeção e ao consumo consciente.

Henrique Leite, Diretor Geral da Eurest Portugal, afirma que “é com grande orgulho que celebramos o Dia Mundial do Cozinheiro reconhecendo o contributo dos nossos chefs e equipas de cozinha, verdadeiros embaixadores da sustentabilidade e inovação na restauração. Este livro é o reflexo do seu talento, dedicação e compromisso diário em alimentar um futuro mais consciente. Acreditamos que, ao reduzirmos o desperdício alimentar, cuidamos do planeta e mostramos que é possível inovar e criar valor de forma responsável. Mais do que um simples conjunto de receitas, este livro é um verdadeiro manifesto: acreditamos que cada casca, talo ou sobra pode ser transformado numa criação deliciosa e nutritiva, com potencial para inspirar mudanças reais na forma como cozinhamos e consumimos.”

Ao longo de meio século ao serviço da alimentação em Portugal, a Eurest mantém-se empenhada em transformar desafios ambientais em oportunidades para inovar e liderar pelo exemplo. “Juntos, podemos transformar o desperdício alimentar numa oportunidade, promovendo uma alimentação equilibrada e sustentável para todos”, conclui Henrique Leite.

Pode fazer download do livro “Grandes Sabores Sem Desperdício – Volume IV” aqui






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...