Navigator lança debate sobre o verdadeiro “business case” da sustentabilidade
A The Navigator Company realiza, no próximo dia 4 de novembro, pelas 14h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 20ª edição do Fórum de Sustentabilidade, sob o tema “O ‘business case’ da Sustentabilidade num mundo em mudança”, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a sessão reúne especialistas de diferentes áreas, desde a academia à governação corporativa, para debater como transformar obrigações regulatórias em oportunidades estratégicas, como gerar retorno através da inovação e como posicionar a sustentabilidade como vantagem competitiva num cenário empresarial em constante evolução.
A abertura da sessão pertence a António Redondo, CEO da The Navigator Company e Presidente do Fórum de Sustentabilidade, que destacará a importância de uma abordagem estratégica à sustentabilidade, capaz de gerar valor real e oportunidades para o negócio e para a sociedade.
Entre os oradores convidados, Fernanda Torre, CEO da Next Agents e docente na Stockholm School of Economics, traz o tema “Inovação: O Pulso da Sustentabilidade”, centrado no papel da inovação como motor da transformação sustentável. Com vasta experiência internacional, é cofundadora do Boards Impact Forum e integra redes como Cradlenet e Nordic Circular Hotspot. A sua intervenção pretende evidenciar como uma aposta ativa na transição climática e social e na inovação pode gerar soluções com impacto positivo e vantagem competitiva.
A sessão contará com a mesa-redonda “Expectativas de Evolução das Obrigações para as Grandes Empresas Cotadas”, que reunirá Abel Sequeira Ferreira (Diretor Executivo da Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado), Assunção Cristas (Professora da Nova School of Law | Partner VdA), João Moreira Rato (Presidente do Instituto Português de Corporate Governance) e, será moderada por António Neto Alves, Diretor de Legal e Public Affairs da The Navigator Company. O debate irá centrar-se nas implicações práticas das novas exigências regulatórias e na forma como as empresas cotadas, e os seus conselhos de administração, se estão a preparar para este novo enquadramento.
Num formato dinâmico, a sessão “Para onde vai a Sustentabilidade?” colocará em diálogo Ana Catarina Rovisco, Sustainability & ESG Relations Global Director da Jerónimo Martins, e Pedro Faria, Environmental Lead da EFRAG, com moderação de Paula Guimarães, Diretora de Sustentabilidade da Navigator. A conversa irá explorar perspetivas sobre o rumo da sustentabilidade empresarial na Europa sob os avanços e recuos das alterações legislativas recentes, as motivações e as diferentes visões sobre o verdadeiro “business case” da sustentabilidade.
Antes da sessão de encerramento, Teresa Presas, Secretária do Fórum de Sustentabilidade, fará uma síntese dos principais contributos e reflexões partilhadas ao longo da sessão e dos 10 anos de existência deste Fórum, destacando os temas estruturantes do debate e os insights que reforçam o posicionamento da sustentabilidade como eixo estratégico da gestão empresarial.
O encerramento ficará a cargo de Júlia Seixas, Pró-reitora para a Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa, que fechará com as suas reflexões, elaborando sobre o tema da sessão na ótica da interseção entre ciência, política e economia.
O Fórum de Sustentabilidade da Navigator é uma estrutura de governance de sustentabilidade da empresa, liderada pelo Presidente da Comissão Executiva, e conta, na sua constituição, com membros internos e externos, incluindo personalidades com ligação aos principais grupos de Stakeholders.
Espaço consolidado de reflexão e cooperação, reúne duas vezes por ano e tem vindo a abordar temas tão variados como Economia Circular, Futuro Neutro em Carbono, Capital Natural, Proteção Dinâmica da Floresta, O Desempenho Corporativo em critérios ESG, Bioeconomia, Clima e Biodiversidade, Sustentabilidade da Matéria-Prima Florestal, Gestão da Cadeia de Fornecedores, e Agenda 2030 de Gestão Responsável. Com mais de 1.500 participantes ao longo das suas edições, o Fórum “tem contribuído para o reforço do posicionamento da empresa em matéria de responsabilidade social e ambiental da Navigator, em alinhamento com os compromissos assumidos para 2030”.