SMAS de Paredes recebem distinção pela qualidade exemplar da água da torneira para consumo humano

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” aos SMAS de Paredes – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, que  recebem a distinção pela primeira vez. 

Redação

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” aos SMAS de Paredes – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, que  recebem a distinção pela primeira vez, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, promovida pela ERSAR, desde 2009, esta iniciativa pretende “evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano”. No panorama nacional, “a qualidade da água da torneira, destinada ao consumo humano, tem mantido níveis elevados de confiança nos últimos anos”, refere a ERSAR.

Os SMAS de Paredes constam da lista de 72 câmaras e empresas municipais distinguidas pela ERSAR e que abrangem cerca de metade (50,9%) da população de Portugal continental.

Segundo a ERSAR, as entidades dos concelhos galardoados cumpriram todos os critérios previstos, entre eles “100 % de cumprimento do número de análises agendadas no Programa de Controlo da Qualidade da Água” e “99,0 % de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli)”.

Os selos serão entregues na Cerimónia ERSAR, relativa à atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no ENEG 2025 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, no dia próximo dia 18 de novembro, em Santa Maria da Feira.

Recorde-se que os SMAS de Paredes – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento foram fundados pela deliberação da Assembleia Municipal, em 28 de dezembro de 2020, com efeitos imediatos após o resgate do contrato de concessão de 2001 com a empresa AP — Águas de Paredes SA. Com a criação dos serviços municipalizados o município assumiu a gestão direta dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água e o saneamento dos efluentes do concelho.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.