Portugueses desperdiçam sobretudo legumes e sopas podem ser parte da solução
Com a chegada dos dias frios e o regresso das sopas às mesas portuguesas, a Too Good To Go desafia os consumidores a dar uma nova vida aos legumes e frutas que sobram em casa. Práticas, nutritivas e económicas, as sopas são uma das formas mais simples de aproveitar integralmente os alimentos e reduzir o desperdício, sublinha a a maior app do mundo na luta contra o desperdício alimentar em comunicado.
Segundo a mesma fonte, em Portugal, cerca de 40% da produção agrícola é perdida ao longo da cadeia de produção, e 30% das frutas e legumes produzidos anualmente não chegam ao mercado por não cumprirem padrões estéticos de cor, forma ou tamanho.
Além disso, um inquérito da Too Good To Go mostra que 36% dos portugueses desperdiçam sobretudo legumes em casa³. Ao mesmo tempo, os preços destes alimentos continuam a subir: entre janeiro e julho de 2025, o preço da fruta aumentou 15,8%⁴, criando um paradoxo evidente: são produtos cada vez mais caros, mas frequentemente subaproveitados.
Sopas, o prato amigo do bolso e do ambiente
Para quem procura maximizar o aproveitamento dos alimentos, as Surprise Bags de frutas e legumes disponíveis na app da Too Good To Go podem ser uma alternativa simples e económica para dar uma nova vida a alimentos frescos. Com poupanças que podem chegar aos 75% do preço original, permitem salvar produtos que são, muitas vezes, a base ideal para sopas versáteis, nutritivas e acessíveis.
“A sopa é um dos símbolos da nossa alimentação e um exemplo perfeito de como é possível combater o desperdício alimentar com simplicidade. Com ingredientes que já temos em casa, conseguimos preparar refeições equilibradas, acessíveis e sustentáveis. Cada vez que aproveitamos um alimento que poderia ser subaproveitado, estamos a poupar dinheiro, a dar um passo importante na luta contra o desperdício e a contribuir para um futuro mais responsável”, afirma Tiago Figueiredo, Country Director da Too Good To Go em Portugal.
Pequenos gestos fazem diferença na cozinha e no desperdício alimentar
Evitar o desperdício começa muitas vezes em casa e a Too Good To Go relembra também algumas dicas simples para conservar melhor frutas e legumes ao longo da semana.
Guardar os vegetais em recipientes fechados no frigorífico, separar alimentos que libertam mais etileno, como maçãs, bananas ou tomates, e aproveitar cascas, talos e folhas para caldos ou bases de sopa são pequenos gestos que prolongam a vida útil dos alimentos e ajudam a evitar perdas desnecessárias. Congelar legumes já cortados, sobretudo quando começam a amadurecer, é outra forma prática de garantir que podem ser utilizados mais tarde, seja em sopas, refogados ou assados.
Além disso, para inspirar os portugueses a adotar hábitos mais conscientes na cozinha, a Too Good To Go, em colaboração com a Braun, apresenta quatro receitas de reaproveitamento, que combinam sabor, criatividade e sustentabilidade. Estas receitas evidenciam que é possível evitar o desperdício e, ao mesmo tempo, desfrutar de refeições deliciosas e reconfortantes durante o inverno.
Ao fazer uma boa gestão dos alimentos em casa e com receitas versáteis e práticas é possível reduzir o desperdício, poupar e transformar ingredientes subaproveitados em refeições saborosas e reconfortantes.