As catástrofes naturais agravadas pelas alterações climáticas estão entre as ameaças à segurança que mais preocupam os portugueses, de acordo com o mais recente Eurobarómetro.
Na sondagem publicada este mês de fevereiro, 91% dos 1.037 portugueses inquiridos dizem estar muito preocupados com esse tipo de fenómenos, mais até do que com a migração descontrolada (88%), mais do que do que o terrorismo (74%) e do que guerras às portas da UE (71%), e bem mais do que ciberataques lançados por países de fora da União Europeia (65%).
A preocupação dos portugueses com os desastres naturais intensificados pelas alterações climáticas destaca-se da média europeia de 66%. E não é motivada pelas tempestades devastadoras que assolaram o país na última semana e meia, pois a sondagem do Eurobarómetro foi realizada entre 7 e 26 de novembro de 2025.
Contudo, isso contrasta com a prioridade que os portugueses atribuem à mitigação das alterações climáticas. Por exemplo, quando questionados sobre quais as três principais questões sobre as quais a UE deveria focar-se para reforçar a sua posição no mundo, o tópico “competitividade, económica e indústria” surge no topo da lista, com 46%, seguido pela “defesa e segurança” (33%) e “independência energética, recursos e infraestruturas” (31%).
O tópico “alterações climáticas e redução das emissões” surge em sétimo lugar numa lista de 14, com 22%.
De modo semelhante, os tópicos “saúde pública” (68%), “inflação, aumento dos preços e custo de vida” (58%), “economia e criação de emprego” (45%) e “pobreza e exclusão social” (41%) são considerados pelos portugueses como prioridades para o Parlamento Europeu.
O “meio ambiente e alterações climáticas” voltam a surgir em sétimo lugar, desta feita numa lista de 15, com 16% dos portugueses inquiridos a dizerem que deve ser uma das prioridades dos eurodeputados. Fica também atrás das questões “defesa e segurança da UE” (22%) e “agricultura e segurança alimentar” (17%) e ao mesmo nível de “autonomia da UE nos domínios da indústria e da energia” (16%).









