Investigador norte-americano poderá ter descoberto alcatrão ecológico
Um professor e investigador norte-americano, Christopher Williams, poderá ter descoberto um alcatrão ecológico, que funcionará como substituto para o alcatrão tradicional feito à base de petróleo.
De acordo com o site da Universidade do Iowa, onde Williams é professor, esta descoberta foi feita quando o investigador estudava os efeitos da adição de óleo vegetal no asfalto comum.
Esta pesquisa foi feita para avaliar quais as composições capazes de aguentar melhor as intensas variações da temperatura a que os asfaltos estão sujeitos, sobretudo no hemisfério norte, onde os nevões são fortes e os Verões batem, a cada ano que passam, recordes de temperatura.
Assim, o estudo concluiu que o alcatrão não apenas assimila uma parcela maior do bio-óleo do que o esperado, como também a sua qualidade aumenta muito, quer em condições de rodagem como de durabilidade.
Segundo a Universidade do Iowa, os primeiros testes estão já a ser feitos numa ciclovia dentro da própria academia, em Des Moines. A monitorização do alcatrão será feita durante um ano, de modo a cobrir todas as estações.
Se os testes forem bem sucedidos, poderemos estar dentro em breve a circular num asfalto feito à base de óleos derivados da biomassa e de plantas e árvores – e não de petróleo.