Durão Barroso quer menos 20 milhões de pobres na Europa até 2020



O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou ontem que a estratégia Europa 2020, que a comissão apresentou para o crescimento económico do velho continente, prevê a redução em 20 milhões do número de pessoas a viver em pobreza.

“Não queremos que fique por 2020 esta luta contra a pobreza” – explicou Barroso, numa alusão ao Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social, que se comemora em 2010.

“A estratégia Europa 2020 fixou o objectivo de reduzir pelo menos em 20 milhões o número de pessoas que vivem em risco de pobreza e assim criar uma Europa mais justa, mais coesa e solidária”, salientou.

Numa gravação de quatro minutos, que foi ontem transmitida na conferência Portugal Solidário, o presidente da Comissão Europeia destacou o papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social na luta contra a pobreza e exclusão social.

“Sei bem, até por experiência própria quando trabalhava em Portugal, o notável papel [destas instituições]”, alertou, citado pelo Jornal de Notícias.

“A plataforma europeia de combate à pobreza e exclusão social, que a comissão vai adoptar nos próximos dias, vai também basear-se no resultado deste ano europeu de combate à pobreza e exclusão social e vai definir um quadro para reforçar parcerias com intervenientes da sociedade civil”, concluiu.

Entretanto, foi ontem apresentado um inquérito, realizado pela Universidade Católica em parceria com o Banco Alimentar e a Associação Entreajuda, que  revelou que mais de um quinto das pessoas que procuram instituições de solidariedade, em Portugal, sente falta de alimentos pelo menos uma vez por semana.

Leia mais sobre o estudo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...