FIFA une Ronaldo e Messi em programa de inclusão e responsabilidade social
Um projecto de inclusão e responsabilidade social promovido pela FIFA, organização que superintende o futebol global, conseguiu aquilo que nunca antes tinha sido feito: unir Cristiano Ronaldo e Lionel Messi na mesma equipa.
O programa chama-se Os 11 da FIFA para a saúde, pretende consciencializar os mais jovens para a prevenção de algumas das piores enfermidades do mundo, como as drogas, a Sida, a malária ou a obesidade, e contará com outros nove futebolistas. Uma equipa de peso da qual fazem ainda parte Didier Drogba, Puyol, Buffon, Eto’o ou Essien. O treinador é Fabio Capello.
O programa pretende melhorar o conhecimento, atitudes e comportamento dos jovens para a saúde. Através de jogos de grupo que duram 90 minutos, os participantes aprendem 11 mensagens sobre a prevenção, todas elas com dados científicos e relacionadas com uma jogada específica do futebol.
O projecto arrancou em 2009, na África, expandindo-se agora para outros países, como México ou Colômbia, onde se implementará a uma escala nacional em 2013. Dentro de dois anos, no Mundial de 2014 a realizar-se no Brasil, o programa terá chegar a dois milhões de crianças e jovens de todo o mundo.
Segundo a Marca, a importância de uma dieta saudável, a importância de beber água potável, lavar as mãos ou a cara também serão abordadas. Os jovens são ainda incentivados a evitar as drogas e o álcool, respeitar as meninas e as mulheres.