Starbucks lança copos reutilizáveis de baixo custo, que dão descontos nas recargas
A gigante Starbucks tenta encontrar, há anos, uma forma de controlar a larga escala de consumo excessivo das suas conhecidas embalagens descartáveis de papel. Finalmente, a empresa decidiu que passará a vender copos reutilizáveis de plástico. A medida pretende reduzir os resíduos gerados pelas suas vendas.
O copo de plástico reutilizável custará um dólar (aproximadamente €0,80 ou R$ 2) e terá a imagem do logótipo da empresa, à semelhança da versão em papel. Quem adquirir este copo terá direito a um desconto de 10 centavos por cada recarga. Sempre que os clientes usarem este copo, os empregados da cadeia vão limpá-lo com água a ferver – questão que resolve o problema da contaminação de bactérias, que preocupou muitas pessoas.
O objectivo da Starbucks é fazer com que 5% dos seus consumidores usem este tipo de copos até 2015.
Este objecto traduz-se num esforço para reduzir a quantidade de copos descartáveis, recipientes que acabam em aterros e não são reciclados. Milhares de pessoas já assinaram petições em Change.org, um site que procura promover a mudança social, pedindo às empresas que avancem com opções reutilizáveis e abandonem as embalagens de espuma de poliestireno, que raramente são recicladas.
Este é um passo dado na direcção certa. Porém, alguns estudos mostram que os consumidores estão mais aptos a mudar de comportamento se lhes for cobrada uma taxa extra pelo produto, como o caso dos sacos de plástico, do que se lhes for oferecido um desconto.
Para já, estes copos estarão disponíveis apenas nos EUA e no Canadá. Não se sabe quando chegarão às lojas da Europa.