2% das mulheres não precisam de usar desodorizante. Veja se é uma delas.
Quase oito em cada dez mulheres que não precisariam de usar desodorizante acabam por fazê-lo, de acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol, Inglaterra. Segundo os investigadores, estas pessoas não precisam destes produtos porque carregam uma variação do gene ABCC11, que faz com que não produzam nenhum odor nas axilas.
Segundo os pesquisadores, cerca de 2% da população feminina mundial inclui-se nesta lista.
O estudo pode abrir as portas para que a genética passe a ser utilizada para facilitar a escolha de produtos de higiene pessoal. “Um teste genético simples poderia poupar alguns indivíduos da compra e do uso de produtos desnecessários e também reduzir a exposição deles a substâncias químicas”, explicou Santiago Rodriguez, que coordenou a pesquisa, à Veja.
O estudo foi divulgado no Journal of Investigative Dermatology e investigou os hábitos de higiene – e a genética – de 6.495 mulheres. De acordo com as conclusões, cerca de 2% das mulheres carregam uma variação no gene ABCC11 que as impede de produzir odor debaixo dos braços. Destas, 78% usam desodorizante mesmo assim.
Essa variação genética também torna as pessoas mais propensas a ter cera de ouvido seca, e não pegajosa, característica que poderia indicar a necessidade, ou não, do uso de desodorizante. É uma delas?