Holanda: Uma cascata de livros reutilizados toma conta do museu (com FOTOS)



Em Haia, na Holanda, a janela de um edifício diferencia-se das demais: dela escorre uma cascata de livros. Trata-se de uma escultura que dá vida a velhos livros descartados, angariados a partir de doações, e os torna em peças de arte. Romances, enciclopédias, livros de banda desenhada e escolares infantis são todos géneros que fazem parte das criações bizarras da artista que assina a obra, Alicia Martín.

A monumental cascata de livros está localizada no Museum Meermanno. A peça chama a atenção dos transeuntes e convida-os a explorá-la, permitindo a viagem a um cenário surreal. A instalação insere-se na Paper Biennale de Meermano, que apresentou ao público peças criadas por uma variedade de talentosos artistas – a de Martín é a maior e mais deslumbrante.

A escultura usa uma estrutura de ferro como esqueleto e foi projectada para mudar, à medida que o tempo e as condições climatéricas amarelecem as páginas dos livros. A cascata cai de uma das janelas do edifício histórico do museu até um gradeamento ornamentado no chão que aparentemente se esforça por manter os livros junto do prédio. Esta grade está propositadamente partida no meio, como se não fosse resistente o suficiente para suportar o peso e a força dos milhões de palavras escritas.

Os residentes locais e visitantes podem desenhar, sublinhar ou pegar em qualquer livro que queiram – os que estão colocados na parte inferior da escultura não estão presos uns aos outros.

O Meermanno Museum foca a sua atenção em artistas internacionais que trabalhem com livros e cartas. O museu possui instalações, filmes e outros projectos artísticos magníficos, resultando no local perfeito para a realização da Paper Biennale, recheada de obras que mostram a versatilidade do papel.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...