Pescador sul-africano tornou-se na primeira pessoa a ser condenada por matar tubarão branco



Leon Bekker, um pescador sul-africano, tornou-se na primeira pessoa em todo o mundo a ser condenada por matar um tubarão branco, depois de ter puxado um destes animais quando pescava na costa daquele país.

Segundo a imprensa britânica, Bekker terá de pagar €9.820 (R$ 26,4 mil) ao estado sul-africano – ou, em alternativa, sujeitar-se uma pena de prisão de 12 meses.

Este é o primeiro caso de uma morte de tubarão branco que, na África do Sul, chega aos tribunais. O país africano foi também o primeiro a impor legislação para proteger os tubarões brancos, o Marine Living Resources Act.

O tubarão branco é protegido, nas águas sul-africanas, desde 1991, mas até agora nenhum pescador – ou não pescador – tinha sido condenado. Mas algumas fotos de Bekker a pescar o tubarão, que apareceram nos media há dois anos, causaram enormes ondas de protestos, o que acabou por influenciar a decisão do próprio pescador.

Os activistas ambientais acreditam que este novo precedente pode mudar a forma como os pescadores olham para a pesca ilegal, sobretudo numa região, a Cidade do Cabo, onde existem milhares de tubarões brancos.

“Este é o primeiro caso de tubarão branco a chegar a um tribunal, e logo com condenação. Temos a certeza que a sentença servirá para [evitar outros casos]”, explicou um porta-voz do departamento de Agricultura, Florestas e Pescas sul-africano, Lionel Adendorf.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...