Os 10 recordes do Guinness ligados à sustentabilidade



O agregador brasileiro Planeta Sustentável elaborou a lista dos 10 recordes do Guinness ligados à sustentabilidade. Sendo Portugal um país muito focado em bater recordes destes, será que não poderemos ter uma destas curiosidade verdes? Veja a lista.

 

1.Maior quantidade de energia eléctrica gerada em 24 horas por bicicletas

Simon Ender, um austríaco, conseguiu em Abril de 2008 produzir 12.953 Wh de energia eléctrica através da sua bicicleta. O feito contou com a ajuda dos visitantes do Centro de Exposições Dornbirner Mess.

2.Obra de arte feita com o maior número de pilhas usadas

Em Maio de 2003, o mexicano Gilberto Macías Enríquez construiu uma maqueta do Vaticano com pilhas usadas. Foram 21.313 unidades, que serviram para alertar as pessoas para a alta toxicidade das pilhas, aconselhando a sua correcta reciclagem.

3.Maior número de sacos plásticos reciclados em oito horas

A empresa italiana Conzorcio SEA conseguiu reciclar, em 192 minutos, cerca de 120 mil sacos de plástico. O objectivo passou por sensibilizar a população para o perigo dos sacos para o ambiente e foi organizada em 54 cidades e aldeias de Itália, em 2010.

4.Maior orquestra de instrumentos de bambu

Três mil pessoas formaram, em Outubro de 2009, a maior orquestra de instrumentos de bambu do mundo. O evento decorreu no Estádio Tondano Maesa, na província de North Sulawesi, na Indonésia.

5.Primeiro catamarã feito de plástico reciclado

O Plastiki, do ecologista inglês David de Rothschild, foi construído em 2009 com 12 mil garrafas de plástico usadas. O veleiro tem 20 metros.

6.Maior número de tampas de garrafas recicladas em oito horas

Cerca de 91 mil quilos de tampas de garrafas plásticas foram recicladas em Dezembro de 2011, através da Fundação Hospital de Pediatria Garrahan, de Buenos Aires, Argentina.

7.Maior recolha de lixo no Everest

A maior operação de limpeza feita na montanha mais alta do mundo aconteceu em 2010 e foi chefiada pela Nepali Eco Everest Expeditions, que escalou mais de 8 mil metros com sua equipa, chegando à famosa Zona da Morte do Evereste. A expedição durou 40 dias e os profissionais recolheram 1.800 kg de lixo.

8.Maior número de pessoas que se declararam doadoras de órgãos em oito horas

Este é o recorde mais recente da lista. Em Dezembro de 2012, mais de 3.500 pessoas da Jordânia declararam-se doadoras de órgãos, em apenas oito horas. A mobilização da população foi feita pela Your Health Training Company e a The Jordanian Society for the Promotion of Organ Donation.

9.A mais antiga organização de defesa dos animais

É a Royal Society for the Protection of Animals (RSPCA), que tem sede em Horsham, no Reino Unido. Foi criada em 1824 e recebeu aprovação real em 1840.

10.O País mais verde do mundo

É a Islândia, e o galardão foi entregue em 2010. O recorde tem como pano de fundo o Índice de Sustentabilidade Ambiental, que mede o grau de comprometimento das nações com as questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...