Jornalista norte-americano inicia caminhada de sete anos para recriar migração humana
O famoso jornalista norte-americano Paul Salopek, vencedor do prémio Pulitzer duas vezes, começou na Etiópia uma viagem de sete anos para perceber o caminho que levou os nossos antepassados a migrarem de África para o resto do mundo.
Salopek, de 50 anos, saiu de uma pequena aldeia etíope – Herto Bouri – a 10 de Janeiro e procurará descrever todos os passos da migração humana até chegar a Tierra del Fuego, no sul do Chile. A viagem de 33.000 quilómetros vai levá-lo a atravessar 30 fronteiras, dezenas de línguas e grupos étnicos.
Pode parecer uma viagem longa – afinal, estamos a falar de sete anos – mas este caminho foi feito durante milhares de anos pelos nossos antepassados. Há 60 mil anos, eles partiram de África até ao Médio Oriente, Europa e Ásia.
Acompanhe aqui o Out Of Eden (assim se chama o projecto).
O jornalista vai recorrer a barcos para fazer a épica viagem – na Rússia, por exemplo – mas tem como grande objectivo recolher histórias que estejam perdidas no tempo e no espaço, abordando diferentes ângulos dos que já foram retratados na comunicação social e historiadores.
A National Geographic será um dos patrocinadores do projecto. Salopek terá um equipamento de alta tecnologia, que inclui portátil, câmara e GPS. No seu último tweet antes de sair de casa, Salopek colocou uma foto das chaves de casa. “Questão existencial antes de uma caminhada de sete anos: levo ou deixo as chaves de casa?”.
Se tem conta no Twitter, acompanhe tudo aqui.