Sociedade Ponto Verde premeia obras originais na área do ambiente
Pelo segundo ano seguido, a Sociedade Ponto Verde (SPV) vai premiar, em conjunto com a editoria Princípia, obras originais na área do desenvolvimento sustentável. O prémio fará parte da 6ª edição do Green Project Awards Portugal e pretende identificar, reconhecer e garantir a publicação de obras de qualidade em língua portuguesa, que promovam práticas e procedimentos que fomentem o desenvolvimento sustentável.
“Este prémio irá permitir a publicação de trabalhos que, de outra forma, poderiam não vir a ser publicados, apesar da sua importância para a área”, explica a SPV em comunicado.
Leia o regulamento do prémio, que dará ao vencedor €2.500.
Para aumentar a participação, foi alargado o âmbito das obras que poderão ser submetidas a concurso. Além de ensaios académicos, poderão também ser apresentadas monografias académicas e científicas desenvolvidas, como por exemplo, dissertações de doutoramento e de mestrado, ou outras obras originais na área do ambiente e da sustentabilidade.
As candidaturas já podem ser feitas e todos os interessados deverão apresentar os seus trabalhos sob pseudónimo até 31 de Maio.
Na edição de 2012 do Green Project Awards, recorde-se, o papel dos museus enquanto educadores para os valores, e mais concretamente, a sua importância no que toca aos valores ambientais e à cidadania, foi o tema vencedor do prémio. Assim, foi distinguida a obra Bem Público – Valor Público. A Educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL, de Margarida Ramos.
A autora partiu do estudo de caso do Museu da Água da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), a partir da análise da sua dinâmica com as escolas.
Foto: Sob licença Creative Commons