Aveiro: educação ambiental vale formação a 500 professores



O recurso didáctico “Courseware Sere: O Ser Humano e os recursos naturais” vai ser amanhã, Dia Mundial da Água, alvo de análise num encontro centrado em acções de formação de professores. O evento vai ocorrer na Universidade de Aveiro, no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável.

Com particular enfoque nos recursos energéticos e no meio ambiente, esta ferramenta educacional, dirigida ao 1º e 2º ciclos do ensino básico, tem vindo a ser atribuída a escolas envolvidas em projectos relacionados com a educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

O projecto engloba um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas sobre a relação entre as acções humanas, o uso dos recursos naturais renováveis e não renováveis e as consequências ambientais, sociais e económicas dessa utilização.

Através desta ferramenta, as crianças aprendem a identificar a localização dos vários recursos naturais no planeta, como resolver problemas decorrentes do seu uso insustentável ou a pegada ecológica deixada por cada um de nós.

O Courseware Sere está a ser desenvolvido em cinco concelhos do país e tem por base a formação dos professores, através de uma metodologia de formação presencial associada a e-learning. No total, serão cerca de 500 os profissionais abrangidos pelas formações.

Este projecto resulta de uma parceria entre a BP Portugal, o Centro de Investigação “Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores” da Universidade de Aveiro e a Ludomedia.

O simpósio de amanhã vai ter lugar no anfiteatro C3.27 do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, entre as 16h e as 18h.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...