Menina inglesa de 5 anos descobre fóssil de novo dinossauro (com FOTOS)



Daisy Morris, hoje com nove anos de idade, fez uma descoberta extraordinária para os paleontólogos britânicos – ela encontrou uma nova espécie de dinossauro. Na verdade, o achado foi feito em 2009, mas só na segunda-feira chegaram os resultados: trata-se, realmente, de uma nova espécie de dinossauro, que já foi chamado de Vectidraco daisymorrisae ou Dragão da Ilha de Wight.

Daisy tinha apenas cinco anos quando tropeçou nos restos fossilizados de um animal desconhecido, durante um passeio em família na praia, em 2009. A família mora perto da costa da Ilha de Wight, na Inglaterra – agora também conhecida como a “capital do dinossauro da Grã-Bretanha”.

“Ela tem olho para os fósseis minúsculos”, disse a mãe, Sian Morris. Parece que a criança começou à caça de fósseis aos três anos.

“Ela encontrou estes pequenos ossos pretos a saírem da lama e decidiu cavar um pouco mais e recolhê-los a todos”, explica a mãe. Percebendo que Daisy tinha possivelmente descoberto um espécime antigo, a família levou os achados até ao especialista em fósseis Martin Simpson, da Universidade de Southampton.

“Quando Daisy e a família me trouxeram os restos fossilizados em Abril de 2009, soube que estava a olhar para algo muito especial”, explica Simpson.

Ao longo dos últimos anos, os ossos descobertos por Daisy foram minuciosamente analisados pelos paleontólogos. Os resultados foram finalmente publicados – os restos pertencem a um género e espécie até então desconhecidos de um pequeno réptil voador chamado Pterossauro.

Os fósseis datam do período Cretácico Inferior e podem ter até 115 milhões de anos.

Simpson defende que, se não fosse Daisy, os fósseis “sem dúvida teriam sido destruídos”. A família doou-os ao Museu de História Natural, enquanto a colecção pessoal de Daisy continua a crescer, tal como o seu fascínio por novas descobertas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...