Ascendi vai reduzir o consumo energético da iluminação nas suas auto-estradas em 60%
A Ascendi está a desenvolver um projecto para reduzir o consumo energético na iluminação das suas vias, ao mesmo tempo que procura melhorar a visibilidade nos nós de acesso às vias rápidas.
De acordo com o Diário de Notícias, o projecto conta com o apoio do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e pretende reduzir em cerca de 60% o consumo energético nas auto-estradas concessionadas à Ascendi.
A A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, será a primeira a ter uma nova iluminação, que passará, inclusive, pela sua mudança de cor, de acordo com um dos engenheiros do ISEP responsáveis pelo projecto, Sérgio Ramos.
“Em vez da tradicional cor da lâmpada de sódio de alta pressão, [esta passará] para uma iluminação viária de cor branca”, explicou.
E quais as vantagens? “A mudança de cor contribuirá para uma melhor identificação e reconhecimento dos objectos ao longo da via pública”. Paralelamente, a nova iluminação reduzirá o consumo de energia eléctrica, “dado que as luminárias tradicionais de 400 e 350 watts foram substituídas por luminárias LED de 180 e 120 watts”, explica ainda Sérgio Ramos.
Para além desta redução do consumo na ordem dos 60%, o tempo de vida útil dos equipamentos UrbanLED será muito superior às tecnologias convencionais, ultrapassando os 14 anos de utilização sem necessidade de manutenção.
“A tecnologia LED tem evoluído rapidamente nos últimos tempos, quer em potência quer em índice de restituição cromática. De tal forma que hoje em dia, paulatinamente, já conseguem ser uma alternativa à iluminação convencional em todas as suas vertentes”, concluiu Sérgio Ramos, dando o exemplo da câmara de Pombal, que já tem iluminação pública a LED.