Conheça o movimento que quer reinventar o consumismo no Natal
Chama-se Redefine Christmas e é um movimento que quer reinventar a forma como olhamos para os presentes natalícios.
“Juntamente com as coisas que gostamos de comprar durante todo o ano, muitas vezes no Natal sentimo-nos compelidos a gastar dinheiro e tempo em prendas que não significam nada. Prendas que rapidamente são esquecidas”, começa por explicar o site do Redefine Christmas.
“Em vez de nos entregarmos ao que é convencional, podem optar por redireccionar algum desse dinheiro para a solidariedade”, continua o movimento.
O que o Redefine Christmas propõe é que entreguemos, em nome dos nossos amigos e familiares, dinheiro para as nossas instituições de solidariedade social favoritas. E, já agora, pedir às pessoas que nos costumam dar prendas para fazerem o mesmo em nosso nome.
Aliás, o movimento parte de uma equação simples: é inegável que estamos no meio de uma crise económica, mas se a classe média está a passar por algumas dificuldades e sentimentos de desconforto – especialmente nesta época do Natal – imaginemos então quem depende de instituições de solidariedade e da generosidade de outros durante todo o ano.
“Dar desta forma é mais pessoal. E fácil. E pode ser mais sentido – para quem recebe, para quem dá e para os milhares de pessoas e organizações que estão realmente a precisar”, conclui o movimento.
Nomes como Jennifer Lopes, Marc Anthony [no vídeo], Martha Stewart, Sting e Jessica Biel, entre outros, são representantes do movimento.
Saiba mais sobre o projecto. E também no Facebook.