Guimarães: recuperação de fábrica degradada é destaque internacional (com FOTOS)
O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, concluído o ano passado, corresponde a um moderno trabalho de restauração de uma antiga fábrica de pedra. A recuperação foi projectada pela empresa de arquitectura Cannatà & Fernandes, do Porto, que fez questão de preservar as estruturas existentes.
O projecto acabou de ser realçado no site internacional Inhabitat, que destaca o fantástico trabalho de recuperação, a manutenção da fachada de pedra e os materiais utilizados.
Muitos elementos – incluindo as paredes de pedra originais – foram deixados intactos, enquanto o interior da infra-estrutura foi adaptado aos novos tempos e usos. Localizado a sudoeste do centro histórico da cidade de Guimarães, o Laboratório da Paisagem fica numa área rural próxima da Reserva Ecológica Nacional.
Os arquitectos preservaram a tipologia original da fábrica, que consiste numa série de módulos rodeados de espaços verdes, canais de água e trilhos. As pedras da fachada foram recuperadas, lavadas e repostas, tal como os tijolos e todos os materiais em avançado estado de degradação. Novos volumes brancos de cimento foram adicionados ao projecto para adaptar o edifício ao uso moderno.
Os interiores são agora contemporâneos, amplos, luminosos, inundados de luz natural. Algumas áreas, como uma pequena cozinha, imitam a tipologia fabril exterior do edifício.
Situado junto ao canal da Ribeira de Selho, o Laboratório da Paisagem é uma magnífica estrutura que junta a história e a modernidade debaixo de um mesmo tecto. Trata-se de uma aposta da Câmara Municipal de Guimarães.