Ovar: Obras de reforço na praia do Furadouro arrancam esta semana
A primeira fase das obras de reforço da costa na praia do Furadouro, no concelho de Ovar, deve começar já esta semana. O prolongamento da defesa já existente entre o esporão Norte e as escadas de acesso ao areal vai abranger, inicialmente, os primeiros 100 metros, de um total de 400.
A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro assinou o contrato da obra, que será financiada pelo Programa Operacional de Valorização do Território. Segundo a edição electrónica do jornal Expresso, o orçamento para a fase inicial é de 310 mil euros, com um prazo de execução previsto de cerca de quatro meses.
No local, impunha-se uma “solução mais duradoura”, de acordo com a Câmara Municipal de Ovar, uma vez que o mau tempo deste ano voltou a provocar estragos na defesa longitudinal da praia do Furadouro. A estrutura pretende limitar a acção das ondas, diminuindo o volume de galgamentos no passeio marítimo e protegendo as edificações da envolvente.
Durante os meses de Outono e Inverno, e especificamente nas situações de temporal, a estrutura ficará exposta, enquanto, durante a época balnear, ficará soterrada, garantido a normal utilização da praia, explicou a ARH do Centro.
No Furadouro, encontra-se actualmente a decorrer a empreitada de Requalificação Ambiental da Zona Sul, que irá deslocalizar o parque de estacionamento em frente ao mar, para retirar todos os veículos da zona marginal, e construir um cordão dunar. “Estas duas frentes de trabalho são para assegurar a manutenção equilibrada desta zona costeira, numa óptica sustentável de valorização e de prevenção de riscos”, disse a presidente da ARH do Centro, Teresa Fidélis.