GPA Portugal: candidaturas encerram a 31 de Maio (com VÍDEO)
Já começou a contagem final para o encerramento das candidaturas da 6ª edição do Green Project Awards, os prémios que promovem e distinguem os projectos que mais impulsionaram – e impulsionam – a economia verde em Portugal.
Todos os anos, o cenário repete-se. Centenas de cidadãos, empresas ou outras instituições inscrevem o seu projecto – já colocado em prática e com resultados conhecidos –, no GPA, na ânsia de levaram para casa o reputado galardão
Com cerimónia reservada, todos os anos, para o mês de Setembro, o Green Project Awards surgiu em 2008 pela mão de uma parceria invulgar: a GCI, consultora de Public Engagement , a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente.
“Havia um conjunto de grandes grupos económicos que, na opinião dos ambientalistas e organizações não-governamentais, eram personas non gratas, ou seja, não tinham boas práticas. Um dos objectivos do GPA é desmistificar [esta ideia], trazer estes grupos [para a economia verde] e sensibilizá-los para um trabalho conjunto”, explicou José Manuel Costa, o presidente da GCI e um dos porta-vozes do projecto.
Projectos como este ou este foram recentemente premiados e, por isso, receberam uma intensa atenção mediática. Um dos objectivos da organização é que essa atenção acabe por contagiar outras empresas no desenvolvimento de estratégias de economia verde e sustentabilidade, permitindo ao País mudar a forma como olha para estes assuntos e, aos cidadãos, mudarem a sua mentalidade.
“Podemos estar orgulhosos dos projectos de investigação que têm sido desenvolvidos”, avança José Manuel Costa. “[Estamos orgulhosos daquilo] que têm feito as universidades, desde que existe o GPA, para colocar a inovação no mercado. E no que têm feito, também, para colocar esses projectos à disposição das empresas”, admite o gestor.
Em 2013, o Green Project Awards tornou-se um projecto internacional, com edições em Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde e Angola. Em Portugal, o GPA já movimentou mais de 800 candidaturas e premiou 40 projectos e iniciativas. A edição de 2013 poderá acrescentar mais umas centenas de projectos ao que de melhor se faz, em Portugal, pela sustentabilidade. E o leitor, vai concorrer?
Veja o episódio do Economia Verde sobre o GPA Portugal.