Jovens a recuperar da toxicodependência transformam barris em mobiliário (com FOTOS)
O italiano San Patrignano, um dos maiores centros de reabilitação de drogas da Europa, entende que um factor chave para as pessoas mudarem é, neste processo, sentirem-se necessárias, apreciadas e qualificadas. Por via do seu programa Barrique, jovens em recuperação são capazes de vivenciar este processo através da criação de mobiliário feito de madeira recuperada proveniente de antigos barris de vinho.
Ao longo dos 30 anos em que está em operação, o Barrique também desenvolveu uma indústria de vinho, produzindo 600 mil garrafas, para além de ministrar workshops de formação em artesanato com madeira. Designers de topo ficam encarregues de imaginar as peças que são produzidas por jovens em recuperação. Através desta actividade, os participantes aprendem a dedicar-se a um ofício valioso.
Cada uma das peças, desde baloiços a berços, é feita de madeira proveniente de um barril de 230 litros de carvalho francês. Depois de os barris terem sido usados por um período máximo de cinco anos para o envelhecimento do vinho, eles são enviados para a oficina, de modo a serem convertidos em 34 diferentes obras. Ao serem vendidas, o valor reverte directamente para os jovens carpinteiros, revela o Inhabitots.
O site do Barrique disponibiliza o historial de cada peça, incluindo os esboços preliminares e uma descrição do designer a explicar as suas inspirações e os métodos utilizados. É também online que se pode adquirir as peças.
Usar madeira recuperada é certamente uma excelente opção para um material que normalmente seria destruído, após um período de vida tão limitado. É também uma poderosa ferramenta para jovens em recuperação da toxicodependência ansiosos por uma segunda oportunidade na vida.