11 espécies de tartaruga em vias de extinção (com FOTOS)



As tartarugas são, sem dúvida, animais que precisam de urgente protecção. Das 207 espécies de tartarugas hoje vivas, 129 estão vulneráveis, em perigo ou de facto em vias de extinção. Isto traduz-se em 62% de espécies de tartaruga ameaçadas.

As espécies que se seguem são algumas das que enfrentam maior perigo, de acordo com o Treehugger. Apesar de terem uma resistente carapaça, falamos de animais frágeis que precisam da protecção, principalmente, dos humanos. Veja as espécies ameaçadas e, mais abaixo, a respectiva foto.

Tartaruga radiada

Esta tartaruga é nativa do sul de Madagáscar. As ameaças à espécie incluem a perda de habitat, o comércio de animais e a caça para ser comida por humanos. Se for deixada por sua conta num habitat saudável, esta tartaruga pode viver mais de 100 anos – o mais antigo membro conhecido da espécie viveu até aos 188 anos.

Tartaruga pintada de água doce

A espécie é encontrada no Brunei, na Indonésia, na Malásia e na Tailândia. Entre 1986 e 1996, passou de “vulnerável” para “criticamente em perigo”.

Tartaruga angulada de Madagáscar

Esta espécie tem sido caçada para alimentar o comércio ilegal de animais de estimação, sendo que a ameaça da caça furtiva continua a aumentar. A população actual ronda apenas os 200 animais adultos em estado selvagem.

Tartaruga de Kemp

Esta é a mais rara tartaruga marinha do mundo e pode ser encontrada no oceano Atlântico, ao longo da costa leste dos Estados Unidos, desde New Jersey até ao Golfo do México. A pesca de arrasto do camarão é o maior perigo para a espécie, bem como a perda de habitat – as fêmeas retornam todos os anos a uma única praia para desovar.

Tartaruga da floresta filipina

Esta espécie tem escudos vertebrais em forma de ginkgo na carapaça e uma risca clara em toda a cabeça. Descrita pela primeira vez em 1920, temeu-se que a espécie estivesse extinta até ser redescoberta em 2001. O comércio ilegal de animais de estimação é a sua principal ameaça.

Tartaruga achatada

Esta tartaruga tem um habitat extremamente limitado – ela vive num único sistema de drenagem no Alabama, Estados Unidos, que representa apenas cerca de 7% de seu habitat histórico. Embora o perigo de uma maior perda de habitat tenha terminado, não há solução clara para a restauração do que já se perdeu. As suas maiores ameaças são agora a poluição e a sedimentação proveniente de uma mina de carvão a céu aberto nas proximidades do local.

Tartaruga de cabeça amarela

A espécie é nativa da província central chinesa de Anhui e é considerada uma das 25 espécies de tartarugas mais ameaçadas do mundo – menos de 150 permanecem em estado selvagem. O Jardim Zoológico de Bronx comemorou em Dezembro de 2012 o nascimento de cinco destas tartarugas em cativeiro.

Tartaruga vietnamita

Esta tartaruga de água doce é encontrada no sudeste asiático, em zonas de floresta em altitude. Existe uma grande variedade de subespécies, caracterizadas ​​por diferenças na coloração da carapaça.

Tartaruga de McCord

Esta espécie é nativa da China e não tinha sido descrita até 1988, quando foi vítima do tráfico animal chinês – e só 19 anos mais tarde é que foi encontrada na natureza. É uma espécie muito procurada pela medicina tradicional chinesa e por coleccionadores de tartarugas. É esta procura que a torna numa das espécies de tartarugas endémicas chinesas mais ameaçadas.

Tartaruga de couro

Esta é a maior de todas as espécies de tartarugas vivas e é o quarto maior réptil moderno. Em vez de uma carapaça óssea, ela tem uma cobertura de pele e carne oleosa. Pode ser encontrada nos oceanos de todo o mundo e é muitas vezes vítima das pescas. Isso e a ingestão de plástico nos mares são as maiores ameaças que enfrenta a espécie.

Tartaruga de escamas

Esta espécie de tartaruga marinha enfrenta uma série de ameaças, incluindo a sobreexploração dos seus ovos nas praias de nidificação, a perda e degradação de habitats, a captura de juvenis e adultos em áreas de alimentação e a pesca de arrasto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...