Alemanha: Cargueiro de ácido sulfúrico naufraga no Rio Reno
A circulação fluvial foi suspensa na manhã de quinta-feira, no rio Reno, entre Bingen e Bad Salzig, na Alemanha, depois de um cargueiro, com 2.400 toneladas de ácido sulfúrico, ter-se virado, às 5:00 horas locais (4:00 horas em Lisboa). As causas do acidente ainda não são conhecidas, mas dois membros da tripulação estão dados como desaparecidos.
“Dois membros da tripulação foram resgatados, mas outros dois, um alemão e outro checo, continuam desaparecidos”, avançou um porta-voz da polícia fluvial, citado pela edição electrónica do Correio da Manhã. As operações de resgate estão a ser apoiadas por um helicóptero e várias lanchas das autoridades de Sankt Goar, do Estado Renânia-Platinado.
O “Waldhof”, com 110 metros de comprimento, tinha sido carregado em Ludwigshafen, com carga da BASF, uma das maiores empresas químicas do mundo, e seguia para o porto belga de Antuérpia. O navio tem duplo-casco, pelo que, até ao momento, ainda não há notícias de que o ácido sulfúrico tenha derramado para as águas do rio. Ainda assim, é um risco que corre o rio Reno.
O ácido sulfúrico é uma substância corrosiva, normalmente utilizada em fertilizantes e adubos ou na indústria petrolífera. Se chegar às águas do Reno, põe em causa toda a fauna e flora daquele recurso natural.
Em 2001, um navio holandês, com 1.800 toneladas de ácido nítrico, incendiou-se no Reno, junto a Krefeld, mas quatro dos seus cinco reservatórios ficaram intactos e não se registou nenhum caso perigoso de poluição.