David Attenborough regressa à televisão com o mundo fascinante dos insectos
O mundo dos insectos é vasto e a maioria de nós conhece muito pouco sobre ele. Agora, numa nova e impressionante série de televisão, David Attenborough propõe-se a investigar esse maravilhoso reino, revelando todo a sua beleza e variedade.
Ao longo de seis episódios, este rosto tão nosso conhecido – e já com 87 anos – levará o público até África e à Austrália, para conhecer fascinantes formas de vida com um grau de detalhe nunca antes visto.
A série chama-se Micro Monsters 3D. Com um ponto de vista único, o público é transportado para o reino dos insectos e imerge nele, como se estivesse realmente nos habitats escolhidos. O elenco inclui o besouro Goliathus, um dos insectos mais pesados do planeta. Existem depois ainda aranhas, baratas, vespas, escorpiões, formigas, borboletas, libelinhas e muitos outros seres.
Para filmar os animais – por vezes com menos de um milímetro de comprimento –, a equipa usou macrofotografia, capaz de fazer pequenos animais parecerem maiores. As imagens foram captadas em 3D de alta qualidade, através de um sistema desenvolvido pela equipa – o CubeRig.
Trata-se de um sistema óptico que se alimenta da luz em duas câmaras de alta definição Red Epic através de uma única lente. Isto significa que a distância intra-ocular – entre as duas câmaras – pode ser reduzida a quase zero. Como resultado, os insectos minúsculos podem ser perfeitamente captados em 3D.
O sistema permite uma ampliação e profundidade de campo nunca antes vistas em macrofotografia. Usando o CubeRig, a equipa conseguiu captar o comportamento de mais de 150 artrópodes diferentes – inclusive o incrível detalhe de um mosquito a chupar o sangue de um ser humano.
Em Micro Monsters 3D, David Attenborough e o produtor Anthony Geffen redefiniram verdadeiramente as técnicas macroscópicas, de modo a enfrentar os desafios sem precedentes de filmar algumas das mais pequenas criaturas da Terra, num grau de detalhe extraordinário. Esperemos para ver o resultado.