Calções inovadores carregam o telemóvel com o calor do corpo
Neste Verão, já não vai precisar de se preocupar com a bateria do seu telemóvel – o Power Pocket, da Vodafone, promete alimentá-la através do calor do corpo e do movimento. Os protótipos estão disponíveis na forma de calções de denim e sacos-cama, o que significa que poderá carregar o seu telemóvel enquanto anda, dança ou até dorme.
O equipamento, que estreou no Isle of Wright Festival, em Inglaterra, resulta de uma colaboração entre a Vodafone e o departamento de electrónica e computação da Universidade de Southampton. Cada dispositivo contém módulos termoeléctricos que convertem as diferenças de temperatura em tensão eléctrica.
Oito horas dentro do saco-cama serão capazes de proporcionar 24 minutos de tempo de conversação e 11 horas de tempo de espera – isto supondo que o interior do saco está à temperatura média do corpo humano.
Da mesma forma, um dia inteiro a dançar com o telemóvel dentro do bolso dos calções pode gerar energia capaz de carregar um smartphone durante quatro horas, revela o Ecouterre.
A Vodafone vai realizar testes da tecnologia durante todo o Verão. Mesmo assim, ainda é necessária mais investigação para que a tecnologia se torne resistente e se alastre a outros usos.