Elevador de Santa Justa celebra 111 anos (com FOTOS)



Um dos mais importantes ícones de Lisboa, o Elevador de Santa Justa – ou Elevador do Carmo, o seu nome original – completa hoje o seu 111º aniversário.

Ex-libris da baixa lisboeta, o elevador foi projectado por Raul Mesnier de Ponsard e era, originalmente, propriedade de uma empresa criada de raiz para a sua construção e exploração, a Empresa do Elevador do Carmo.

Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900, com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa. O seu momento mais marcante foi, no entanto, a 31 de Agosto de 1901. Neste dia, e através de um sistema de alavanca, em poucas horas foi feito o lançamento do passadiço destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, a ligação entre o topo do Elevador e o largo daquele nome.

Também nesse dia – e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade – foi inaugurado, pela Carris, do serviço de carros eléctricos. Curiosamente, o Elevador de Santa Justa – e outros elevadores lisboetas – é hoje propriedade da Carris.

Numa primeira fase, o elevador utilizava o vapor como força de tracção. Em 1907 procedeu-se à eletrificação do sistema.

Em Fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, também eles propriedade da Carris, o Elevador do Carmo foi classificado como Monumento Nacional.

Para além de uma visita ao local, qualquer interessado poderá consultar informação histórica de pormenor respeitante a este elevador no Museu da Carris, aberto das 10h às 17h (encerrando ao sábado para almoço das 13h às 14h, domingos e feriados), na Rua 1.º de Maio 101-103, 1300-472 Lisboa. Email museu@carris.pt, http://museu.carris.pt/ Foto: Sob licença Creative Commons, excepto onde assinalado





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...