Banhistas chineses nadam num mar de algas (com FOTOS)
As imagens que se seguem parecem dizer respeito a um prado verdejante, mas na verdade não são mais do que algas flutuantes – toneladas delas. Aqui podem ver-se banhistas a relaxar na praia de Qingdao, na província de Shandong, na China, onde as águas se transformaram num mar esverdeado.
Já foram removidas cerca de 20 toneladas de algas da praia nos últimos dias, sendo que a costa está coberta de verde desde o início do mês passado. Trata-se de uma alga não tóxica, a Enteromorpha. Ela não tem qualquer efeito nocivo nas pessoas – na verdade, é comestível e muito elogiada pelos seus benefícios para a saúde.
A alga, também conhecida como alface-do-mar, é conhecida por ser rica em magnésio e outros nutrientes e uma fonte de alimento rica em vitaminas que podem ajudar a melhorar a pele e a diminuir a pressão arterial.
Para além de serem nutritivas para os seres humanos, as algas também são uma fonte de alimento para os animais marinhos, incluindo manatins.
Mesmo assim, as equipas de limpeza terão de trabalhar rapidamente para as remover da água antes que se decomponham e comecem a apodrecer – nesse caso, podem produzir grandes quantidades de sulfeto de hidrogénio, um gás tóxico.
Este tipo particular de algas pode atingir até 50 centímetros de comprimento, crescendo normalmente perto das costas marítimas, em rochas, estuários e portos.
Em 2008, mais de 10 mil voluntários ajudaram a limpar esta mesma região, quando a praia foi inundada por cerca de 20 Km2 de algas.