Como fazer um churrasco mais ecológico?



Com o Verão já instalado, este é o momento perfeito para começar a pensar nas churrascadas com os amigos. Mas será que fazer um barbecue é a escolha mais amiga do ambiente que pode tomar?

Fazer um churrasco tem várias implicações ambientais – como as emissões para a atmosfera, a pegada de carbono e os impactos associados à carne que pomos no grelhador. Felizmente, um professor de engenharia ambiental da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, oferece algumas sugestões de como fazer churrascos de forma mais ecológica, seja com um grelhador a gás ou a carvão.

Segundo Steve Skerlos, o que se grelha é tão importante, ou mais, do que a forma como se grelha. Isto significa que o frango tem menos impacto ambiental do que a carne vermelha – e os vegetais são ainda melhores. Na hora de escolher a ementa, lembre-se disso.

Este fenómeno está estritamente ligado ao consumo de água. “Se estamos a falar de cerca de 1 Kg de carne vermelha, provavelmente mais de 7.500 litros de água estão associados à produção dessa carne”, disse Skerlos.

“Normalmente, quando falamos no consumo de água, pensamos em chuveiros e em regadores. Pensamos de forma menos frequente na comida que ingerimos, mas quando se trata de carne vermelha esse é um dos grandes problemas.”

Isto não significa que não possa grelhar carne vermelha. Se quer ser mais ecológico e redimir-se, há uma solução: aumente a quantidade de alimentos na grelha.

“Coloque o máximo de comida possível”, aconselha o especialista. “Quanto mais cozinhar ao mesmo tempo, mais eficiente vai ser.”

Outra dica passa por fechar sempre que possível a tampa do barbecue. E se cozinhar com carvão, em vez de deitar as cinzas fora no final, opte por as usar como fertilizante para os solos.

Pronto para fazer churrascos mais responsáveis?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...