Maior desratização do mundo vai salvar aves marinhas



Na ilha da Geórgia do Sul, uma equipa concluiu com sucesso a maior exterminação de roedores do mundo, num esforço para livrar o território britânico de milhões de ratos e ratazanas. A operação incluiu três helicópteros que salpicaram a ilha com 183 toneladas de veneno Brodifacoum e 25 iscos colocados numa área de 580 Km2.

A acção deveu-se principalmente à morte de milhões de aves marinhas, no território, por via dos roedores, que se instalaram aqui transportados pelos barcos de caçadores de baleias e focas nos séculos XIX e XX.

Neste momento, só existe no local menos de 1% da população original de focas. Muitos dos animais da ilha são imunes à população de ratos, mas outros – especialmente aves – viram-se expulsos das suas áreas de nidificação por causa destes invasores. Na época de reprodução, um único rato come centenas de crias de aves marinhas.

O grande objectivo da equipa é que a ilha volte a assemelhar-se ao que era antes de o Homem ter por ali passado e largado os ratos e as ratazanas, restaurando-se assim a biodiversidade nativa.

A primeira etapa do processo de exterminação ocorreu em 2011. Desde aí, nenhum sinal de roedores foi encontrado nas áreas limpas. A actual iniciativa, que decorreu entre Fevereiro e Maio deste ano, marca a segunda fase de um projecto que comporta três etapas.

Apesar das circunstâncias difíceis, a segunda fase do projecto terminou com êxito. A equipa foi exposta às piores condições climatéricas outonais registadas numa década, o que dificultou os voos e desmotivou fortemente os participantes em muitas alturas.

A terceira etapa do projecto de conservação está prevista para 2015. Segundo o The Guardian, o custo total será de €8,8 milhões (R$ 25,7 milhões), sendo que grande parte do financiamento advém de privados. Apenas uma pequena parte foi fornecida pelo governo britânico.

Resta agora assegurar que o território se mantém livre de ameaças. Cruzeiros e navios já estão proibidos de atracar na ilha.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...