Volunteerbook: o voluntariado chega ao Facebook



A presidente do Banco Alimentar contra a Fome, Isabel Jonet, apresenta hoje no Fórum Picoas o Volunteerbook, uma rede social que tem como objectivo aumentar a visibilidade do papel dos voluntários em Portugal e na União Europeia, promovendo uma nova forma de participação cívica.

“[Vai ser] apresentado um filme que consiste num conjunto de testemunhos de 35 pessoas de todas as idades, que explicam por que é que são voluntárias”, revelou Jonet à Agência Lusa.

O Volunteerbook tem por base a Bolsa do Voluntariado, o maior site português de voluntariado e que já conta com mais de 16 mil voluntários e 950 instituições inscritas.

Segundo Isabel Jonet, o Volunteerbook pretende disseminar rapidamente as acções de voluntariado e divulgar eventos. “[É um meio] perfeitamente estabelecido na comunidade virtual, especialmente nas camadas mais jovens”, revelou Jonet.

O projecto pretende também capacitar as organizações com voluntariado qualificado e criar um projecto, no Facebook, para as empresas, universidades, organizações e grupos promoverem as suas políticas de responsabilidade social e o voluntariado.

A rede social deverá ainda ser um espaço de diálogo e partilha de testemunhos e opiniões entre voluntários de todas as idades.

O Volunteerbook é lançado pela Entrajuda, uma instituição particular de solidariedade social que tem a missão de apoiar outras instituições ao nível da organização e gestão, com o objectivo de melhorar o seu desempenho e eficiência em benefício das pessoas carenciadas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...