Mercados de produtos orgânicos locais chegam ao Dubai (com FOTOS)



O Dubai é expert em satisfazer os desejos mais mundanos dos seus visitantes, mas encontrar alimentos de produção local nem sempre foi uma vontade fácil de atender.

Há alguns anos, uma britânica chamada Yael Mejia partiu para preencher esse vazio. Abriu um mercado de agricultores modestos, na sombra do edifício mais alto do mundo. Com apenas três fornecedores, os consumidores do Dubai ganharam a sua primeira fonte de produtos locais orgânicos.

Mejia emigrou de Londres para o Dubai com o objectivo de expandir a sua pequena cadeia de lojas de produtos alimentares artesanais – as Baker and Spice. Começou por percorrer o Médio Oriente, fazendo contactos com agricultores no Irão, na Síria, no Líbano e na Arábia Saudita. Mejia sabia que havia agricultores orgânicos também na vizinha Abu Dhabi, mas negociar com ele foi “muito difícil”, revela ao Modern Farmer.

No Dubai, as produções agrícolas serviam para abastecer quase exclusivamente clientes imensamente ricos e os seus amigos. Os restantes compradores viam-se obrigados a optar por produtos importados de milhares de quilómetros de distância.

Após dois anos de tentativas falhadas, Mejia conseguiu finalmente contactar com uma fazenda em Abu Dhabi onde cresciam tomates, beringelas, courgettes, pimentos, alfaces e ervas. Juntamente com mais duas quintas locais, já tinha vendedores suficientes para abrir um mercado orgânico no Dubai.

A imprensa deu a projecção necessária ao sucesso da iniciativa, encantada com a novidade. A primeira feira realizou-se num terraço perto do prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, e contou com a afluência de 4.000 mil pessoas.

No passado mês de Maio, terminou a já terceira temporada do mercado, que durou desde o Outono à Primavera. Depois disso, o clima desértico torna difícil a produção. Mas nos meses mias frios, a agricultura em Abu Dhabi também é difícil. Mejia diz que os agricultores têm de usar irrigação gota a gota e água salobra, à semelhança do que se faz em Israel.

O mercado foi obrigado a mudar de localização este ano, possivelmente devido ao seu crescimento – já conta com oito fornecedores. Agora decorre num jardim do hotel Emirates Towers.

Toda a informação relativa aos próximos mercados pode ser consultada na página do Facebook.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...