Caneta detecta erros de escrita e vibra para avisar



Dois alemães criaram uma caneta digital capaz de detectar erros ortográficos na escrita. A Lernstift tem um sensor integrado que reconhece os movimentos de escrita e controla a forma das letras para reconhecer as palavras. De seguida, vibra quando é cometido algum erro.

A caneta também tem wi-fi embutido e pode ser ligada a um smartphone ou computador para fazer upload de textos online, partilhá-los nas redes sociais ou para ser usada no ensino da escrita.

Os próximos modelos também serão capazes de verificar os erros gramaticais. Os designers, Falk wolsky e Daniel Kaesmacher, esperam que o mecanismo sirva para ajudar crianças e adultos a desenvolverem as suas capacidades de escrita e ortografia.

A Lernstift tem no interior um sistema Linux – uma versão reduzida encontrada em alguns computadores portáteis. Esse sistema contém um sensor de movimentos, processador, memória, Wi-Fi e módulo de vibração.

O sensor de movimento reconhece todos os movimentos de escrita, mesmo que a caneta seja usada para escrever no ar. Isto significa que a Lernstift não precisa de quaisquer dispositivos de reconhecimento adicionais ou sequer de papel especial para funcionar.

Por um lado, o modo de ortografia pode ser usado para reconhecer erros ortográficos e vibrar quando uma palavra é escrita de forma incorrecta. Por outro lado, o modo de caligrafia é usado para apontar falhas na forma da escrita e da legibilidade.

O software tem mais de 40 idiomas – para começar, a Lernstift será lançada em Inglês e Alemão. O projecto foi lançado na Kickstarter, de modo a alcançar os €139 mil (R$ 405 mil) necessários à sua produção e comercialização.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...