Golfinhos chamam-se uns aos outros pelo nome
Os golfinhos chamam-se uns aos outros através de assobios distintivos que funcionam como nomes, sugere um novo estudo. Cada golfinho produz o seu próprio assobio, que é único, ao que os animais da espécie que lhe são mais próximos respondem com o mesmo som.
Estudos anteriores mostravam que os golfinhos emitiam assobios pessoais, mas não incluíam a possibilidade de outros membros do grupo aprenderem o seu assobio. Agora, os cientistas da Universidade de St Andrews, no Reino Unido, vieram mostrar que, à semelhança dos seres humanos, estes animais também são capazes de aprender e reproduzir novos sons.
A equipa usou gravadores subaquáticos na St Andrews Bay, na costa da Escócia, para descobrir que os golfinhos usam um reportório incrível de zumbidos, assobios e cliques para comunicar e chamar uns pelos outros.
Ao serem reproduzidos os sons únicos junto do animal a quem pertenciam, bem como de outros do grupo, os golfinhos rapidamente voltavam a manifestar-se, como a responder a quem o estava a chamar. Isto acontecia especificamente quando um animal ouvia o seu som, ou seja, o seu nome.
Stephanie King, cientista de mamíferos marinhos, disse ao Huffington Post que os animais respondem logo em resposta quando chamam pelo seu som porque “há uma forte motivação para se reunirem com esses indivíduos”.
Os resultados sugerem que os assobios distintos dos golfinhos funcionam um pouco como nomes e que os companheiros os conseguem aprender. Já se sabia que os golfinhos podiam aprender vocalizações específicas em cativeiro, mas esta é a primeira vez que se descobre a capacidade em golfinhos selvagens.
Segundo King, as crias podem crescer com um nome específico – à semelhança do que acontece com os bebés humanos – que começam a reproduzir sob a forma de um assobio único e que, ao longo do tempo, é apreendido pelo grupo.