EUA: pequena habitação garante abrigo no deserto (com FOTOS)
Dave Frazee, estudante da Frank Lloyd Wright School of Architecture, construiu uma das mais pequenas habitações já vistas – o Miner’s Shelter, no Arizona. Construída sobre as ruínas de um verdadeiro abrigo de mineiros, a estrutura envidraçada proporciona aos hóspedes uma cama acolhedora no meio do deserto.
Frazee usou a chaminé de pedra e as paredes de cimento já existentes como base para o seu projecto de abrigo, colocando uma caixa de aço e vidro num bloco de cimento resistente. De forma enquadrada na paisagem, o vidro é acompanhado de aço oxidado que proporciona privacidade e suporte na parte de trás da estrutura, ao mesmo tempo que toma as cores avermelhadas do deserto.
Os lados de vidro e a porta da frente garantem ampla iluminação durante o dia, enquanto as velas e lâmpadas de óleo fornecem luz incandescente durante a noite. As janelas laterais abrem-se como asas, criando a ventilação que refresca o pequeno espaço. Uma porta de vidro também pode ser aberta para garantir a entrada de mais ar fresco. Já no Inverno, a chaminé existente pode ser usada para aquecer o interior.
De acordo com o Inhabitat, o Miner’s Shelter adapta-se às formas do solo, em vez de nivelar a rocha natural ou a estrutura pré-existente. As ruínas de cimento também funcionam como uma área de pátio.
No interior, uma pequena prateleira em forma de L é a única mobília que existe, para além da cama, e pode ser usada para suportar livros ou velas. As janelas oferecem uma vista panorâmica directamente para o deserto.
Todos os anos, os alunos são desafiados a criar um abrigo temporário no deserto perto de Taliesin, mas este vai permanecer como um elemento permanente para que outras pessoas o possam desfrutar.