Trantejo inaugura novo ferry, mais rápido e menos poluente
A Transtejo inaugurou hoje o novo ferry que irá tornar a ligação entre Cacilhas e o Cais do Sodré mais rápida e menos poluente, adiantou o Menos Um Carro.
O novo ferry chama-se “Lisbonense”, substituirá um outro cacilheiro que já fazia a ligação entre o concelho de Almada e o de Lisboa há mais de 50 anos e irá melhorar não só a qualidade ambiental mas também o conforto e rapidez da viagem.
A nova embarcação possui uma zona de parque para viaturas – sem obstáculos – e tem capacidade para 30 automóveis, podendo ainda transportar 360 passageiros.
“O novo ferry pode transportar 360 passageiros e apresenta um teor de emissão de CO2 inferior aos limites legais, reduzindo assim a sua pegada ecológica”, explicou a Transtejo.
A embarcação possui também equipamentos para passageiros com mobilidade reduzida e um sistema de visão nocturna “que permite operar em condições de visibilidade reduzida, incluindo nevoeiro”.
“A aquisição deste ferry insere-se uma estratégia progressiva de substituição da frota e irá melhorar a qualidade, o conforto e a rapidez do transporte fluvial”, explica a Transtejo no seu site.
Ainda segundo o jornal Destak, o Transtejo irá brevemente inaugurar outro ferry, o Almadense. Ao todo, as duas embarcações representam um investimento de 13,5 milhões de euros.