Carris e Metro dão bons exemplos de mobilidade para tentar angariar clientes para o transporte público
A Carris e o Metropolitano de Lisboa vão relançar a campanha de comunicação “Crescer com o Transporte Público” durante este mês, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que se assinala de 16 a 22 de Setembro.
Segundo o Menos Um Carro, a campanha pretende promover uma cultura de mobilidade urbana sustentável na cidade de Lisboa, sensibilizando o público, em particular os condutores de automóvel, para um conjunto de benefícios ligados à utilização do transporte público.
Ao contar com a assinatura da União Internacional dos Transportes Públicos, esta campanha “vai ao encontro de um dos principais objetivos desta organização: dobrar a quota de mercado do transporte público até 2025”.
Partindo de um slogan principal – “Crescer com o Transporte Público”, a campanha de comunicação identifica alguns exemplos de impactos positivos gerados pela utilização do transporte público em detrimento do transporte individual: cidades mais competitivas e verdes, com comunidades em crescimento e mais eficientes energeticamente.
Em toda a Europa, inclusivamente em Portugal, o aumento do tráfego automóvel no centro das cidades conduz a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências nefastas em termos ambientais, económicas e sociais.
Por cada quilómetro percorrido num meio de transporte individual emitem-se, em média, 3.5 vezes mais gases de estufa do que no transporte público, alertam a Carris e o Metropolitano de Lisboa.
Este ano, a SEM tem como mote “Ar limpo – Está nas tuas mãos!” e pretende reflectir o poder que os cidadãos detêm para melhorar a qualidade do ar através das suas escolhas de mobilidade.