EUA: gigante da comida orgânica processada por vender pesticidas na Califórnia
A Whole Foods, marca que se autointitula “a mercearia mais saudável dos Estados Unidos” e, paralelamente, a líder global de comida orgânica, está a ser processada pelo estado da Califórnia por vender pesticidas não registados.
Segundo o estado norte-americano, a Whole Foods Market tem à venda, nas suas lojas físicas, quatro produtos com pesticidas, todos eles ligados aos animais domésticos e insecticidas: o Environman Bugs R Done, um insecticida, Natural Pine Pellets, uma areia para gato, o spray Purely Botanical, também para gato, e a versão do Purely Botanical para cão.
Segundo explicou ao Huffington Post a directora-adjunta de comunicação do Departamento de Regulamentação de Pesticidas da Califórnia, Charlotte Fadipe, os quatro produtos deveriam ser inscritos no Estado e, na sequência do processo, passar por alguns testes de qualidade. Só depois seriam aprovariam – ou não – para utilização segura.
“Não podemos dizer se este produto é seguro”, frisou a responsável, que admite não ser a primeira vez que a Whole Foods ignora as leis de regulamentação de produtos da Califórnia.
A Whole Foods é uma das marcas mais associadas à alimentação orgânica em todo o mundo, tendo lançado recentemente uma campanha que simulava o aspecto de um supermercado se todas as abelhas morressem.