Coimbra: amigas desempregadas abrem hostel amigo do ambiente (com FOTOS)

Duas amigas de infância uniram-se para criar o Dream On Coimbra Hostel, onde impera a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.

Green Savers

Duas amigas de infância, confrontadas com uma situação de desemprego em Portugal, resolveram arriscar num sonho de negócio conjunto, na sua cidade natal. Assim nasceu o Dream On Coimbra Hostel, um alojamento que é uma prova de coragem aliada às preocupações ambientais.

Patrícia Ferreira e Rita Morais, com formação na área do turismo, uniram-se para criar um espaço onde os hóspedes se sentissem verdadeiramente em casa. O hostel tem capacidade para 20 pessoas, com quartos temáticos que fazem referência à história de Coimbra – o rio mondego, os jardins, a lenda de Pedro e Inês de Castro, a rainha Santa Isabel e a universidade.

Contudo, a ecologia foi a base de sustentação de todo o projecto, que se queria diferenciado da restante oferta turística da cidade. “A reutilização, a reciclagem de materiais e a poupança de recursos energéticos foi a filosofia que impulsionou a criação e o desenvolvimento do serviço turístico”, explica a dupla ao Green Savers.

No Dream On Coimbra Hostel há uma parede feita de garrafas de plástico, um sofá feito a partir de paletes e um colchão antigo, móveis de cozinha remodelados, um porta-guardanapos de jornal, uma velha mesa reciclada, um chaveiro feito a partir dos cartões que acompanhavam os lençóis adquiridos, gavetas antigas transformadas em prateleiras, um bengaleiro de frascos de vidro e até um cinzeiro feito de latas de atum.

As duas empreendedoras asseguram que todas as embalagens de plástico, papel e vidro são devidamente colocadas no ecoponto, sendo algumas guardadas para projectos de reaproveitamento. As ideias ecológicas já a fervilhar incluem um biombo de rolos de papel e pufes de garrafas de plástico.

Junto às torneiras e aos interruptores imperam ainda os pedidos de poupança de água e luz aos inquilinos, num apelo à consciencialização ambiental. Patrícia e Rita ambicionam obter uma certificação ambiental que incentive todos os hóspedes a cumprirem as boas práticas ambientais e sociais implementadas no espaço.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.