Bélgica: Tribunal de Justiça inspirado em árvore de avelãs (com FOTOS)
O recém inaugurado Tribunal de Justiça de Hasselt, na Bélgica, está agora pronto para fazer cumprir a lei. A torre tem 20.763 m2 de espaço para escritórios, salas de reuniões, biblioteca, área de recepção, cafetaria e salas de julgamento. A entrada de luz natural e a transparência desempenharam papéis fundamentais no projecto, como fica expresso pela fachada do edifício.
O exterior da estrutura contém painéis perfurados que garantem sombra ao interior e evitam ganhos de calor solar, ao mesmo tempo que deixam entrar luz natural no edifício – tal como fariam as folhas de uma árvore. A inspiração para o projecto foi justamente a avelãzeira – presente no brasão da cidade – e é por isso que a torre apresenta uma fachada ramificada.
A influência da Arte Nova na construção, por outro lado, também remete para os edifícios de aço da cidade e para o seu passado industrial. De facto, não se pode dizer que o projecto tenha desvalorizado a história do local para o qual se destinava.
O Inhabitat avança que o edifício está dividido em três unidades: os tribunais, a biblioteca para os estudantes e uma torre de escritórios, com um restaurante no topo, que oferece vistas panorâmicas sobre a cidade e os seus arredores.
O Tribunal de Justiça é uma de duas torres construídas numa nova área de Hasselt que inclui um parque, edifícios públicos, escritórios, hotéis e condomínios residenciais. O projecto contou com a colaboração dos estúdios West 8, J. Mayer H. Architects, A2o Architecten e LensºAss Architecten. A parte exterior foi concluída em 2011 e o espaço abriu agora oficialmente ao público, no dia 13 de Setembro de 2013.