Estados Unidos vai ter cadeia de supermercados para produtos fora da validade



O empresário Doug Rauch, ex-presidente da cadeia de supermercados Trader Joe’s, vai abrir no início do próximo ano o primeiro de uma série de supermercados especializados em venda de produtos cujo prazo de validade já tenha terminado.

Segundo o site Grande Consumo, o projecto será algo híbrido entre um supermercado e restaurante e tem uma estratégia de educação alimentar associada: Raunch quer ensinar os consumidores a perceberem os prazos de validade e verem se um determinado produto está suficientemente fresco para ser consumido.

O supermercado já tem nome – The Daily Table – e procurará aproveitar os produtos que ainda estão em condições de ser consumidos, ainda que o seu prazo de validade já tenha terminado. O preço dos produtos será mais barato que os restantes do mercado, sendo que o supermercado tem como público-alvo os consumidores de baixos recursos.

O negócio tem como pano de fundo um estudo da Universidade de Harvard, do ano passado, que estimou que, nos Estados Unidos, são desperdiçados 40% dos alimentos que vão para o mercado. O estudo apurou que mais de 90% dos consumidores norte-americanos deita fora alimentos de forma prematura, uma vez que se confunde com as datas de validade.

“Trata-se de utilizar estes 40% de alimentos que são desperdiçados, por haver excessos de stocks. Estamos a falar de recuperar alimentos, sendo que a maior parte serão frutas e verduras”, explica o empresário. “Os clientes terão de os consumir rapidamente”, gracejou Rauch.

O primeiro The Daily Table irá abrir em Dorchester, no estado do Massachusetts.

Recorde também este artigo do Green Savers sobre se as datas de validade são um mito ou realidade.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...