Paquistão: ilha que nasceu do terramoto formada com lama do fundo do mar (com FOTOS)



O violento terramoto que atingiu na última terça-feira a cidade de Gwadar, na província do Baluchistão, no sudoeste do Paquistão, criou uma nova ilha – um gigantesco monte de lodo, areia e rochas, com 20 metros de altura, 40 de comprimento e cem de largura.

A ilha – que se parece com a Ilha do Pessegueiro, perto de Porto Covo – situa-se no Mar da Arábia e foi formada por um terramoto de magnitude 7,7, na escala de Richter, e que já matou mais de 350 pessoas e deixou mais de 100 mil desalojadas.

Esta estranha formação geológica formou-se do nada, brotando do mar. “Esta ilha é apenas, na verdade, um grande pedaço de lama do fundo do mar, que foi puxada para cima”, explicou Bill Barnhart, geólogo do US Geological Survey que tem estudado terramotos na Paquistão e Irão.

“Este fenómeno acontece muito nesta região do mundo, porque a geologia é a correcta para a sua formação. É preciso uma camada superficial, enterrada sob pressão de gás metano, dióxido de carbono – ou algo mais – e fluidos. Quando esta camada se torna perturbada por ondas sísmicas, como um terramoto, os gases e os líquidos tornam-se flutuantes e aparecem à superfície, levando com eles rocha e lama”, continuou.

Esta não é a primeira vez que um satélite norte-americano capta um fenómeno destes – e que é um perigo para os barcos, aliás. Fique com algumas fotos da ilha e do antes e depois, imagens captadas por satélite.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...