Autocarro público em desuso convertido em habitação com penthouse (com FOTOS)
Um israelita transformou um autocarro público em desuso num apartamento de dois andares, que inclui uma penthouse no tejadilho. A solução surgiu em alternativa às elevadas rendas de habitação a vigorar em Israel.
Avishai Reuven, de 34 anos, procurava formas alternativas de alojamento, depois de regressar de uma viagem à Índia. No início, procurou caravanas comuns, mas os preços elevados e os espaços claustrofóbicos levaram-no a abandonar a ideia. Em vez disso, optou por comprar um autocarro em desuso, à venda por €7.400 (R$ 22 mil). Os autocarros com mais de 20 anos, de acordo com a lei israelita, têm de ser retirados de circulação, mesmo que estejam em bom estado – como parece ser o caso.
Dados os crescentes preços de aluguer e compra de habitações no país, o valor que Reuven investiu é considerado muito baixo, tendo em conta que acabou por comprar uma casa. Restou-lhe o suficiente para adquirir os materiais necessários à renovação do veículo e à sua transformação numa suite sobre rodas. A sua grande mais-valia foi saber trabalhar em carpintaria, canalização e soldagem, pelo que não teve de pagar a mão-de-obra.
O Green Prophet conta que a habitação ficou equipada com cozinha, casa de banho, sala de estar e até um quarto de hóspedes como penthouse. O porta-bagagens e o porão do autocarro foram convertidos em espaços de arrumações. A água necessária à habitação vem de um tanque colocado no telhado. E uma escada une os dois andares.
O projecto envolveu um processo de concepção artesanal que permitiu reduzir os custos, mas também criar um verdadeiro sentimento de afinidade para com a obra. No futuro, Reuven espera converter mais três autocarros públicos em casa móveis para, desta vez, os vender.