Serviço ecológico de lavagem de pavimentos chega a Portugal (com VÍDEO)
Já pensou no que acontece, depois de um acidente, aos resíduos sólidos que ficam no pavimente e detritos líquidos perigosos, como o óleo, altamente poluentes? Um novo sistema ecológico de lavagem de pavimentos, com origem em Itália, pretende levar a economia verde – também – a esta área.
“Em primeiro lugar, colocamos em segurança a estrada, para que não aconteçam mais acidentes. É um interesse de segurança. Depois, queremos proteger o meio ambiente, com um serviço que evita que qualquer tipo de detrito, sólido e líquido, fique na estrada depois do acidente. Depois, enviamos esses detritos para tratamento”, explicou ao Economia Verde o director-geral da Eurosistra Portugal, Giovanni Deleo.
Este serviço já está presente em Espanha, França, Alemanha, Áustria e Polónia. Em Portugal, pelo menos cinco autarquias já o contrataram e, assim, asseguraram uma manutenção de 24 horas por dia. O objectivo é reduzir a sinistralidade e, no decorrer do processo, assegurar que o ambiente não é prejudicado.
Em dois meses, a empresa já recolheu 500 kg de detritos sólidos e 250 litros de detritos perigosos espalhados no pavimento.
Através da marca Segurança & Ambiente, a Eurosistra Portugal prevê a contratação de 1.000 profissionais nos próximos três anos, um investimento de €10 milhões. Veja o episódio 129 do Economia Verde.