Gato desaparecido em Londres é encontrado a 724 km de casa (com FOTOS)
Um gato conseguiu reencontrar-se com os donos um ano depois de ter desaparecido – e após ter sido encontrado a mais de 720 km de distância de casa. Pablo, de nove anos de idade, desapareceu de Brockley, sul de Londres, em Outubro do ano passado, pelo que todos julgavam que estivesse morto.
Foi na semana passada que o gato foi visto a passear numa filial do banco TSB em Rosyth, na Escócia, depois de ter aprendido a activar a porta automática. Os funcionários só se aperceberam da presença do novo visitante quando este se instalou numa poltrona para fazer uma soneca. O animal foi entregue à instituição Cats Protection e, graças a um microchip, descobriu-se que estava a 724 km de casa.
Antes de fazer a sua grande viagem, Pablo era conhecido no bairro londrino onde vivia por ter uma personalidade forte – obrigava os cães a atravessarem a rua para não se cruzarem com ele e forçava os condutores a contornarem-no por não se levantar do meio da estrada. Também visitava várias habitações para se alimentar e tinha mesmo a sua própria cadeira na casa de um vizinho idoso.
A família que adoptou o gato não queria acreditar quando recebeu um telefonema a dar conta que o Pablo havia sido encontrado. O animal juntou-se à família há oito anos, quando passou a visitar a sua casa e a ser aí alimentado. A mãe de 33 anos, professora de arte, decidiu dar um lar permanente ao animal, castrá-lo e colocar-lhe um microchip.
Os desaparecimentos do gato tornaram-se mais frequentes depois de o filho mais novo da família ter nascido, há três anos, e em Outubro do ano passado Pablo desapareceu definitivamente. A família procurou-o por todos os lugares habituais antes de desistir das buscas, convencida de que estaria morto.
O gato foi encontrado na Escócia em muito bom estado de saúde. Tinha aprendido a abrir a porta de um banco, onde entrava para dormir nas cadeiras.
Os funcionários da Cats Protection estão a tentar organizar a viagem de regresso a casa do Pablo, mas ainda não fazem ideia de como terá ele feito tão grande viagem. A teoria mais provável é que tenha saltado para um camião ou uma carrinha de transportes em deslocação para o norte do Reino Unido.