Apicula: uma “colmeia” de eco-design português (com FOTOS)



Hugo e Vera gostam de design, de materiais, do que é bonito e funcional. Mas também do que é sustentável e ecológico, criativo e diferente. Em 2011, fundaram a Apicula, um atelier de eco-design multidisciplinar no Porto. O nome – abelha, em latim – pretende ser o “rótulo” de dois jovens criadores que querem marcar a diferença no panorama do design nacional, ao trabalhar de forma sustentável, diminuindo a pegada ecológica e contribuindo para um mundo mais verde.

A dupla conheceu-se quando frequentava o curso de Novas Tecnologias de Comunicação na Universidade de Aveiro. Quando saíram da faculdade resolveram ser empreendedores e lançar a sua própria empresa, conciliando a paixão pelo design e pela ecologia para criar produtos que sejam, ao mesmo tempo, duráveis e personalizáveis mas também amigos do ambiente.

A actividade desta “colmeia” divide-se entre o design de comunicação e o design de produto. Ao nível da comunicação, Hugo e Vera optam pelo papel reciclado, por produtos certificados e pela cortiça.

A impressão é feita numa gráfica com uma certificação ambiental do Forest Stewardship Council e são apenas utilizadas tintas de base vegetal. No design de produto, o principal enfoque é a construção de mobiliário com materiais recicláveis (que são recolhidos no lixo ou pedidos em fábricas ou lojas), certificados ou reaproveitados, que vão desde os jornais, ao contraplacado reciclado ou à cortiça.

Apesar da curta história deste atelier de eco-desgin, a dupla já arrecadou alguns prémios e menções em sites internacionais, nomeadamente a mais alta qualificação no Re-nourish, um site que dá a conhecer vários projectos de relevância no âmbito do design ecológico impresso.

Em Maio de 2012, a dupla de jovens empreendedores esteve presente na Clerkenwell Design Week, em Londres, onde expôs algumas das suas peças ao lado de outros nomes portugueses, como Siza Vieira e Souto Moura.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...