Transportes: Lisboa.MOVE-ME regista 19 mil utilizações na primeira semana



A Lisboa.MOVE-ME, aplicação gratuita para smartphones que disponibiliza informação em tempo real aos utilizadores dos transportes públicos da área metropolitana de Lisboa, registou 19 mil pedidos de informação na primeira semana em que esteve disponível ao público.

Segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira, 11 de Novembro, a utilização da aplicação “superou as expectativas” e os “números são reveladores da importância que a informação em tempo real sobre os transportes públicos assume na vida diária dos utilizadores”.

Esta nova aplicação, desenvolvida pela Optimização e Planeamento de Transportes (OPT), permite aos utilizadores ter acesso a informações sobre as próximas partidas, a partir do local onde se encontra ou de outro indicado, a localização de paragens e pontos de interesse. A aplicação permite ainda construir rotas em tempo real e planear viagens através da descrição de pontos de passagem definidos pelo utilizador que, interligados, originam uma rota à escolha.

Actualmente, a aplicação apenas integra informação da Carris, Metropolitano de Lisboa, Rodoviária de Lisboa, Transportes Sul do Tejo, Vimeca e Scotturb. No futuro, a OPT pretende adicionar informação sobre o sistema ferroviário (comboios suburbanos de Lisboa) e fluvial.

A Lisboa.MOVE-ME está disponível para os sistemas Android e iOS (iPhone), sendo este último responsável por 60% dos acessos da primeira semana de utilização do serviço. A aplicação é gratuita e pode ser descarregada a partir da loja Google Play ou Apple Store.

Este sistema estava já disponível na área metropolitana do Porto desde Fevereiro de 2012 e foi distinguido com o prémio de “Inovação Tecnológica” pelo projecto internacional CIVITAS Elan. Porém, o número de utilizadores diários em Lisboa, em apenas uma semana, já ultrapassou os do Porto.

Foto: Vintagedept, sob licença Creative Commons






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...