6 factos que desconhece sobre os seus músculos



Se gosta de fazer exercício físico, então este artigo é – sobretudo – para si. O agregador de running & lifestyle O Meu Bem Estar listou seis aspectos que provavelmente não sabe sobre os seus músculos, tecidos essenciais à sobrevivência e pontas de lança do nosso bem-estar.

Veja-os aqui.

1.Não existe apenas um músculo forte no seu corpo

Diz-se que a língua é o músculo mais forte do corpo humano mas, apesar de ser um músculo impressionante, com a sua “combinação de elasticidade e força”, o LiveSience explica que existem várias maneiras diferentes de medir a força muscular, daí que seja difícil eleger o mais forte de todos.  O músculo gastrocnémio (mais conhecido como músculo dos gémeos) é o músculo que exerce maior força, ao passo que o músculo do maxilar é o que exerce maior pressão. Já o glúteo máximo é o maior músculo do corpo humano.

2.Os músculos crescem enquanto dorme

Se não dormir o suficiente, o trabalho de ginásio pode não ser devidamente compensado. Durante o sono, nomeadamente no estado profundo, os músculos relaxam e o fluxo de sangue que os irriga aumenta. As hormonas que estimulam o crescimento muscular são libertadas e potenciam o seu crescimento e a sua reparação, segundo a National Sleep Foundation.

3.Os músculos representam 85% do calor corporal

Quando os músculos contraem, libertam calor – o suficiente para manter a temperatura do corpo humano relativamente constante. Quando também sente frio, os músculos entram em funcionamento. Quando os receptores da pele enviam os sinais de frio, o cérebro desencadeia movimentos musculares involuntários para aquecer o corpo.

4.É mais fácil ganhar músculo que perdê-lo

Um estudo recente revelou que se demora o dobro do tempo a perder músculo do que a ganhá-lo. Um dos factos observados é que os participantes ganharam 47% mais de força em dois meses com exercícios de musculação. Depois, após dois meses sem praticarem musculação, os participantes tinham perdido apenas 23% da força que ganharam.

5.Os músculos queimam mais calorias que a gordura

A taxa metabólica do corpo em repouso – o número de calorias que queima por dia, sem grande actividade física – está intrinsecamente relacionada com a composição corporal de cada pessoa. Os músculos são mais activos em termos metabólicos que em termos de gordura. Isto significa que o músculo queima mais caloria, quando está em repouso, do que a gordura.

6.O tecido muscular representa cerca de 40% a 50% do peso corporal

Existem três tipos de tecido muscular – o esquelético, o cardíaco e o liso e cerca de 650 camadas de músculo-esquelético no corpo.

Foto:  Marlie Kanoi / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...