Inglaterra: mau tempo matou 75% das corujas-brancas nos últimos quatro anos



Em Inglaterra, os invernos intermináveis, primaveras frias, verões chuvosos e clima extremo terão matado cerca de três mil corujas-brancas nos últimos quatro anos, de acordo com ornitólogos locais. O ano de 2013, aliás, será o pior destes quatro anos de tempestades e tempo imprevisível.

De acordo com o Guardian, a população de corujas-brancas terá diminuído em mais de três quartos durante este período – há hoje menos de mil animais. “Deixaram de ser escassas. Agora são raras”, explicou David Ramsden, chefe de conservação da Barn Owl Trust.

“A escala deste declínio não é normal”, continuou o responsável, que explicou que a ocupação dos ninhos está entre 5 a 15% dos números normais.

Segundo Ramsden, o mau tempo dos últimos anos é a principal causa deste declínio. Os invernos frios de 2009/2010 e 2010/2011 tiveram um efeito devastador na espécie. Também o Junho chuvoso de 2012 matou muitas corujas-brancas.

“Foi um ano catastrófico. As corujas-brancas precisam agora de toda a ajuda que possam ter. vai durar pelo menos dois anos para que a população de corujas-brancas comece a recuperar – isto se não tivermos mais fenómenos como estes”, concluiu Ramsden.

Foto:  DarrelBirkett / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...